domingo, 4 de março de 2012

- Gabarito - Exercícios 8º ano 05-03-2012


  1) A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado:
                                
  R: b) Guerra Fria;
  2) "A urbanização é, sem dúvida, a principal transformação social do nosso tempo. Em 1800, apenas 3% da população mundial vivia nas cidades. De 1950 até a virada do século XXI, a população urbana no mundo terá quadruplicado." A maior contribuição para esse aumento será dada pelos países:

   R:b) capitalistas subdesenvolvidos;


  3) Caracterizam os países subdesenvolvidos, exceto:

   R:d) predominância da população economicamente ativa no setor secundário e terciário;


  4) (VEST - Rio)
Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e políticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova divisão internacional do trabalho.   KUCINSKI, Bernardo. O que são multinacionais
A nova divisão internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte atuação das multinacionais:

  R:b) implantação de filiais em países de mão-de-obra barata;


  5) Como o objetivo do capitalismo é a acumulação crescente de riquezas, o consumo de mercadorias deve ser continuamente estimulado, visando ampliar cada vez mais os lucros. Desta forma temos consequências desastrosas, a exemplo o consumismo. Explique o termo consumismo.

  R:   É o ato de consumir demasiadamente, sem se preocupar com as gerações futuras.



  6) Dentre as diversas táticas de encantar o consumidor, a mais aplicada é a obsolescência programada e visual. Explique estas duas abordagens do capitalismo.

  R:  obsolescência programada é o tempo de vida útil de um determinado produto, que já é feito para durar pouco.
obsolescência  visual é quando as mercadorias saem de moda e queremos comprar outro para ficarmos na moda.


  7)  A cidadania é um dos elementos geradores de qualidade de vida à uma sociedade. Justifique como é possível garantir cidadania desta forma qualidade de vida a uma nação.

  R: Os governos cobram elevados impostos na tentativa de garantir uma melhor cidadania, investindo em educação, segurança, saúde, saneamento básico, entre outros investimenos.


  8) Os investimentos em pesquisas feitos por empresas principalmente de países desenvolvidos, proporciona o avanço das tecnologias usadas para aprimorar os processos de produção e também gera retorno financeiro na forma de royalty. Explique o termo ROYALTY.

R: São os direitos pagos para se utilizar determinadas marcas. (usar o nome da marca).


Nenhum comentário:

Postar um comentário